IMCD Brasil cria oportunidades para estudantes carentes buscam um futuro na ciência

United Kingdom

A proporção mundial de gênero é quase igual; ainda assim, dos 6,9 milhões de cientistas no mundo, apenas 33% são mulheres. No Brasil, a desigualdade de gênero no mercado de trabalho é ainda maior, ocupando a 94ª posição no Relatório Global Gender Gap 2022 do Fórum Econômico Mundial.

Como uma empresa integrante da cadeia de suprimentos global que ajuda a impulsionar inovações científicas em vários setores, a educação e a diversidade são pilares do IMCD Cares Fund. Este programa de responsabilidade social corporativa (RSC) financia iniciativas que ajudam a melhorar as comunidades onde a IMCD opera. Abordando a disparidade das mulheres na ciência e na força de trabalho, a IMCD Brasil desenvolveu uma parceria com a Futuras Cientistas. Esta iniciativa IMCD Cares promove o desenvolvimento educacional de meninas que frequentam o terceiro ano da escola pública em São Paulo, Brasil, ajudando-as a ter um futuro como cientistas ou empreendedoras.

Criando acesso às áreas de STEM para estudantes

A IMCD Brasil opera cinco laboratórios de aplicação em São Paulo, atendendo fabricantes de produtos nas seguintes indústrias: cuidados pessoais e cuidados com o lar, alimentos e nutrição, revestimentos, construção e pigmentos. No mês de janeiro de 2023, os químicos e cientistas da IMCD dedicaram 32 horas de voluntariado para proporcionar experiência laboratorial às oito alunas que conquistaram a oportunidade de participar do Futuras Cientistas. Isso faz parte da fase de imersão científica do programa de quatro etapas. 
Além da fase de imersão científica, assim que os alunos concluírem a preparação para o vestibular, a IMCD também contribuirá com oportunidades de mentoria que incluem a participação das alunas em feiras, workshops e eventos profissionais para orientá-los na escolha de seus cursos universitários. 

“É realmente gratificante desenvolver oportunidades para que esses alunos floresçam em experiências que podem mudar suas vidas”, disse Nicolas Kaufmann, presidente das Américas da IMCD. 

“Meu desejo é que o sucesso deste programa não apenas alimente sua paixão pela ciência, mas também as inspire a expandir seus horizontes e usar suas experiências para criar um mundo melhor e melhorar a vida de muitos outros.”


Nos 12 anos de história do Futuras Cientistas, a IMCD é a primeira empresa a patrocinar o programa, criando experiências científicas únicas para estudantes carentes no Brasil. 

Permitindo um futuro na ciência


A contribuição final da IMCD Brasil para apoiar as meninas em busca de um futuro na ciência é conceder uma bolsa IMCD Cares de 153.000 reais (aproximadamente 27.000 euros) para três das melhores alunas do programa. A bolsa financiará o diploma universitário de quatro anos dessas alunas, para concluir cursos em ciência, tecnologia, engenharia ou matemática (STEM). As bolsas de estudos IMCD Cares, orientação e imersão científica fornecem educação STEM para meninas que, de outra forma, não poderiam frequentar a universidade.

 

“Esta iniciativa uniu os mundos acadêmico, industrial e governamental para colaborar na promoção do desenvolvimento econômico e social. Esse modelo de tripla hélice de inovação é uma contribuição importante para o avanço do Brasil no acesso das mulheres à ciência”, concluiu Nicolas. 

Quer saber mais sobre o Programa Futuras Cientistas na IMCD Brasil?